SAÚDE

Unacon se prepara para iniciar tratamento de radioterapia em Tucuruí

A Unacon, em Tucuruí, que integra a rede de unidades públicas de saúde do Pará, passa a oferecer o serviço de radioterapia para a população das regiões do Lago de Tucuruí, Carajás e Araguaia

31/10/2019 11h04 | Atualizada em 31/10/2019 12h47

Unacon se prepara para iniciar tratamento de radioterapia em Tucuruí

Internet

PUBLICIDADE

A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Dr. Vítor Moutinho (Unacon), em Tucuruí (município da região sudeste), que integra a rede de unidades públicas de saúde do Governo do Pará, passa a oferecer o serviço de radioterapia para a população das regiões do Lago de Tucuruí, Carajás e Araguaia. Com mais esse avanço, os pacientes poderão fazer o tratamento radioterápico mais perto da família, com maior comodidade e redução de custos.

João Gomes mora em Marabá, município da região, e será um dos beneficiados. A radioterapia é necessária no tratamento do câncer de orofaringe. Pra ele, tratar o câncer na Unacon trará muitas vantagens. “Aqui é bem mais perto que Belém. Economiza mais, sem contar que é bem melhor estar todo mundo perto, junto dos meninos. Vai ajudar na minha recuperação”, afirmou.

Francislene Barbosa acompanhou na terça-feira (29) a irmã, Maria Raimunda, que trata um câncer de língua, na primeira consulta com a radioncologista, antes de iniciar o tratamento. “A gente estava até um pouco sem esperança, mas agora estamos mais animadas, porque os médicos aqui são muito bons. Aliás, todos aqui. Eu até comentei com meus outros irmãos que na Unacon nós fomos bem acolhidos e bem tratados”, disse a acompanhante.

Impacto no tratamento - A radioncologista da unidade, Priscila Conceição, disse que o início dos serviços de radioterapia representa um enorme ganho para os usuários da região. “A população e a regional já estavam bem ansiosas pelo início das atividades do nosso aparelho de radioterapia. Agora, com esse serviço começando realmente, a gente vai conseguir desafogar um pouco essa fila de espera, diminuir a demanda dos pacientes que estavam sendo encaminhados para Belém, sem contar que, realizando o tratamento aqui, além de reduzir custo para o Estado, o paciente fica mais tranquilo de não ter que ir pra uma cidade mais distante. Alguns, inclusive, vão conseguir ficar na própria cidade e comparecer diariamente às sessões de radioterapia. E a gente sabe que quando o paciente consegue ficar mais próximo da família, ele consegue resultados muito melhores no tratamento”, afirmou a médica.

De acordo com Thiarle Dassi, diretor da unidade, para o funcionamento da radioterapia na Unacon foi necessária uma série de providências legais, e todas foram cumpridas. A previsão é que até 7 de novembro os primeiros pacientes iniciem as sessões de radioterapia, com uma média mensal de 40 atendidos. “Toda a legislação foi cumprida para não causar nenhum dano ao paciente. Nós tivemos a visita da CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear), órgão que fiscaliza esse serviço, e tudo foi aprovado. Agora, nós podemos funcionar”, informou o diretor.

Área oncológica - Thiarle Dassi destacou ainda a implantação de uma área oncológica no Hospital Regional de Tucuruí, que será gerenciada pela Unacon. “No dia 25 de outubro foi publicado no Diário Oficial do Estado o termo aditivo, autorizando a Unacon a gerenciar essa área oncológica no Hospital Regional. Serão 10 leitos, totalmente reformados e equipados. Na próxima semana nós já iremos iniciar o processo seletivo para a contratação e treinamento da equipe, para que essa ala entre em funcionamento ainda em novembro”, adiantou o gestor da Unacon.

Já realizando tratamentos de quimioterapia e hormonioterapia, a Unacon iniciou nesta semana as primeiras consultas, preparando os pacientes para a radioterapia.

A Unacon é uma unidade do governo do Estado implantada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) com a finalidade de ampliar e assegurar assistência integral a pacientes portadores de câncer nas regiões do Lago de Tucuruí, Carajás e Araguaia, que abrangem 38 municípios e, aproximadamente, 1,8 milhão de habitantes.

Serviço: A Unacon Tucuruí funciona em frente ao Hospital Regional, na Vila Permanente, sede municipal de Tucuruí. Mais informações pelos telefones: (94) 3778-4928/4599.

FONTE: Agência Pará

Comente, sua opinião é Importante!

PUBLICIDADE